Total de visualizações de página

sábado, 8 de outubro de 2011

Battlefield 3 Open Beta-Primeiras impressões


Eu lembro quando saiu Crysis e o drama que foi pra rodá-lo no meu computador na época. Desde então, com o reinado dos jogos multiplataforma, nunca mais me preocupei em atualizar o PC. Até agora. Battlefield 3 vai colocar seu computador de joelhos, extorquindo até o último bit de processamento que ele é capaz de produzir. E estou falando sério. Agora, se você não se importar em deixar tudo no low/medium e focar na diversão, vai ter então um excelente shooter militar com uma rica experiência multiplayer.
battlefield-3-beta-5
Diversão lá em cima e o FPS lá em baixo
Engine
As configurações do meu computador são mais ou menos o mid-range baixo dos gamers de hoje. Tenho um Quad Core Q9550, com 4 Gigas de DDR2 e uma HD 4870 overclocked. É uma configuração capaz de rodar a maioria dos jogos no high, com alguns filtros ligados. Call of Duty Black Ops é um bom exemplo do que estou falando. Mas em Battlefield 3, pra conseguir uma média de 40 fps, tive de jogar a resolução pra 1360×768 e os detalhes pra Medium. E isso pra jogar Operation Metro. No mapa aberto de Caspian Border, com aviões, veículos, bombas e um inferno acontecendo, tive que reduzir pro low.
battlefield-3-beta-6
Horizonte de Caspian Border… tão pesado…
Nos fóruns você vê uma ressurreição das milhões de threads sobre hardware. Gente querendo atualizar o PC, procurando informações sobre drivers, etc. A engine ainda tem vários problemas e bugs, e provavelmente algumas melhoras devem aparecer até o lançamento (descobrir esses problemas é aliás um dos motivos pra se fazer um open beta). Espero que possam aprimorar a performance do nosso hardware, principalmente no Caspian Border, onde deve se concentrar grande parte das partidas quando o jogo sair.
battlefield-3-beta-9
Nas áreas fechadas o FPS aumenta um pouco
Você pode encontrar algumas pessoas nos fóruns ou sites comentando que estão jogando no ultra com especificações muito piores que as que você tem. Fique atento porque muitas dessas coisas são trolagens, ou então escritas por pessoas que não divulgam o FPS médio (jogar a 15 FPS não é nada prático). Fique tranquilo se seu PC for ignorado pelo jogo, pois é exatamente isso que está acontecendo com o mundo inteiro.
Gameplay
Battlefield 3 não inova o gênero do shooter militar, mas implementa as mecânicas com bastante precisão.
Alguns tiros certeiros são o suficiente pra matar qualquer pessoa. Por isso é preciso ter calma, checar cada canto e evitar espaços abertos. Snipers e campers são comuns nesse estilo de jogo, e é preciso se acostumar. Se você veio de algum Modern Warfare, sabe exatamente do que estou falando. Mas se você é um veterano da época de ouro de Battlefield 2, vai ter que treinar por algumas horas.
battlefield-3-beta-3
Cuidado pra não pisar em uns snipers quando estiver andando pela selva
O modo rush de Operation Metro é bastante dinâmico, onde você tem que explodir vários objetivos avançando no mapa, enquanto o outro time tenta defender. Você passa por uma parte aberta com vegetação, depois em uma bem fechada com corredores e finalmente em uma área urbana. É como ter três mapas em um só. Você tem que adaptar sua estratégia e conhecer bem todas as seções pra que tenha sucesso.
battlefield-3-beta-10
Área urbana de Operation Metro
Já em Caspian Border acontece a famosa batalha de infantaria e máquinas em um mapa gigante com 64 pessoas. Se você passou bastante tempo jogando Battlefield 2 vai sentir uma nostalgia imediata. E aquela fila de pessoas campeando os aviões e helicópteros vai estar lá, sem dúvida alguma. Não tive muitas oportunidades de jogar o mapa, já que as partidas são protegidas por senha, que só consegui apenas um dia. Mas pelas horas que joguei, senti tudo bem familiar ao que sempre foi a série Battlefield.
As mecânicas online
Ao invés de abrir o jogo e lá organizar suas partidas, tudo é feito pela nova ferramenta de browser, o Battlelog. Você pode ver todas as suas estatísticas, os servidores disponíveis, e fazer um monte de coisas antes mesmo de carregar o jogo. Eu particularmente gostei bastante da ferramenta, que é extremamente rica em detalhes. E também muito bem-vinda, uma vez que alt-tabs de um jogo mega pesado tendem a sobrecarregar facilmente seu computador.
battlelog
O Battlelog é uma ferramenta muito rica. Note que não postei o meu pra não passar vergonha.
Dentro das partidas você pode escolher atualmente entre 4 classes: assault, engineer, support e recon. Você começa com armas básicas de cada um e vai adquirindo mais conforme você joga. Seu profile também tem um rank que vai subindo com pontos de experiência obtidos no final dos jogos. E também tem outros unlockables que você pode coletar na sua jornada. Esse sistema não é inovador no mercado, mas aliado ao site do Battlelog, torna-se bastante complexo. Acompanhar suas estatística em cada classe, com cada arma e cada veículo conforme você sobe de nível dá uma verdadeira sensação que você está melhorando.
battlefield-3-beta-2
Várias armas e upgrades para desbloquear
Conclusão
Battlefield 3 não aparenta reinventar a roda do FPS militar, o que não é uma coisa ruim. Os sitemas que já conhecemos, aliados ao Battlelog, enriquecem bastante a experiência multiplayer. Uma pena que o jogo esteja por enquanto tão pesado, causando sérios problemas de performance na maioria das máquinas que existem hoje.

Nenhum comentário:

Postar um comentário